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'GAROTAS OTAKU'!!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

GHEISHA!!!

Geisha (芸者  ), geiko (芸子) ou geigi (芸妓) são tradicionais artistas do sexo feminino japoneses que atuam como recepcionistas e cujas competências incluem a execução de várias artes japonesas, tais como a música clássica, dança e jogos.como todos os nomes japoneses, não tem singular distinto ou variantes plurais. A palavra é composta de dois kanji ,  (gei), que significa " arte "e  (sha), que significa" pessoa "ou" fazedor ". A tradução mais literal de gueixa em Inglês seria "artista", "artista de execução", ou "artesão". Outro nome para gueixa é geiko (芸子), que é geralmente utilizado para se referir a gueixa do Japão ocidental, que inclui Quioto.Aprendiz de gueixa são chamadas maiko (舞子 ou 舞妓), literalmente "filho de dança") ou hangyoku (半玉), "meia-jóia" (o que significa que eles são pagos metade do salário de uma gueixa completa), ou pelo termo mais genérico o-shaku (御酌), literalmente "aquele que derrama (álcool)". A maquiagem branca e elaborado kimono e cabelo de uma maiko é a imagem popular realizada de gueixa. Uma mulher entrar na comunidade gueixa não tem que começar como uma maiko, tendo a oportunidade de começar sua carreira como uma gueixa completa. De qualquer maneira, no entanto, geralmente o treinamento de um ano está envolvido antes de estrear ou como uma maiko ou como uma gueixa. Uma mulher acima de 21 é considerado muito velho para ser uma maiko e torna-se uma gueixa completa sobre a sua iniciação na comunidade gueixa. No entanto, aqueles que atravessam a fase maiko pode desfrutar de mais prestígio mais tarde em suas vidas profissionais.A maiko só moderno, que pode aprendiz antes da idade de dezoito anos estão emKyoto .  Assim, em média, Tokyo hangyoku (que normalmente começam em 18) são um pouco mais velhos do que suas contrapartes de Quioto (que geralmente começam em 15).Historicamente, gueixa muitas vezes começaram as primeiras fases da sua formação em uma idade muito jovem, às vezes tão cedo quanto em 3 ou 5 anos. O início shikomi (servo) e minarai (assistindo aprendiz) Ciclo de formação geisha durou anos, o que é significativamente maior do que nos tempos contemporâneos.
Ele ainda diz que geisha habitar uma realidade separada, que eles chamam de karyūkai ou "a flor eo mundo do salgueiro". Antes eles desapareceram as cortesãs eram as "flores" coloridas ea gueixa os " salgueiros "por causa de sua sutileza, força e graça.

Origens:Nos estágios iniciais da história do Japão, houve artistas do sexo feminino:. Saburuko(servindo as meninas) foram em sua maioria vagando meninas cujas famílias foram deslocadas dos esforços no final de 600s  Algumas dessas meninas saburuko venderam serviços sexuais, enquanto outros com uma melhor educação ganhava a vida entretendo em reuniões sociais de alta classe. Após a corte imperial mudou a capital para Heian-kyo(Kyoto), em 794 as condições que formam a cultura da gueixa japonesa começaram a surgir, como tornou-se a casa de uma elite beleza obcecado . hábeis artistas do sexo feminino, como Shirabyōshi dançarinos, prosperou.

Tradicional Japão abraçou prazeres sexuais (não é um Xintoísmo tabu) e os homens não foram obrigados a serem fiéis às suas esposas. A mulher ideal era uma mãe modesta e gerente da casa, por Confúcio personalizado amor tinha importância secundária.Para o gozo sexual e apego romântico, os homens não vão para suas esposas, mas a cortesãs . Walled-in trimestres prazer conhecida como yūkaku (游廓,游郭 ? ) foi construído no século 16,  e em 1617 o shogunato designado "quartos prazer", fora da qual a prostituição seria ilegal,  e no qual " Yujo "(" as mulheres desempenham ") seriam classificados e licenciado . A classe mais altaYujo foi o antecessor do Geisha, chamado de " Oiran ", uma combinação de atriz e prostituta, originalmente jogando em etapas definidas no seco Kamo leito em Kyoto. Eles realizaram danças eróticas e esquetes, e esta nova arte foi apelidado kabuku, que significa "ser selvagem e escandalosa". As danças eram chamados de "kabuki", e isso foi o começo de teatro kabuki .

Surgimento do século 18 dos "gueixa":Estes quartos de prazer tornou-se rapidamente centros de entretenimento glamourosas, oferecendo mais do que sexo. As cortesãs altamente talentosos destes distritos entreter seus clientes, dançar, cantar e tocar música. Alguns eram poetas de renome e calígrafos .Gradualmente, todos eles se tornaram especializada ea nova profissão, puramente de entretenimento, surgiu. Era perto da virada do século XVIII que os primeiros artistas dos bairros prazer, chamados gueixa, apareceu. As primeiras gueixas eram homens, os clientes esperando para ver as cortesãs mais populares e talentosos (Oiran) divertido. 

Os precursores da gueixa do sexo feminino foram os odoriko adolescente ( "dançarinas" ):cara treinado como casto dançarinos de aluguel. Na década de 1680, eles eram pagos artistas populares nas casas particulares de samurai de classe alta, embora muitos se voltou para a prostituição no início do século 18. Aqueles que não eram mais adolescentes (e não podia mais estilo odoriko-se  ) adotou outro nome, sendo um deles "geisha",depois de os artistas masculinos. A primeira mulher conhecida por ter chamado a si mesmagueixa era um Fukagawa prostituta, por volta de 1750.  Ela era uma cantora qualificados e shamisen -player chamado Kikuya que foi um sucesso imediato, tornando gueixa do sexo feminino extremamente popular na década de 1750 Fukagawa.  À medida que se tornou mais difundido ao longo dos anos 1760 e 1770, muitos começaram a trabalhar apenas como artistas (ao invés de prostitutas), muitas vezes nos mesmos estabelecimentos como gueixa masculino.

Rise of the geisha :A gueixa que trabalhou dentro dos quartos do prazer foram essencialmente preso e proibido de vender sexo, a fim de proteger o negócio da Oiran. Enquanto cortesãs licenciados existia para atender as necessidades sexuais dos homens, machi geisha um nicho separado, como artistas e eruditos companheiros do sexo feminino. 

Por volta de 1800, sendo uma gueixa foi considerada uma ocupação feminina (embora ainda há um punhado de gueixa masculino trabalhando hoje). Eventualmente, o Oiran berrante começaram a cair fora de moda, tornando-se menos popular do que o chique, " iki ", e gueixa moderna.  Na década de 1830, o estilo gueixa evolução foi imitada por mulheres elegantes por toda a sociedade.  Não muitas classificações e fileiras de gueixa diferentes. Algumas mulheres que têm relações sexuais com seus clientes do sexo masculino, ao passo que outros se entreter rigorosamente com as suas formas de arte. A prostituição é legal até os anos 1900, por isso foi praticado em muitos lugares em todo o Japão.II Guerra Mundial trouxe um enorme declínio nas artes gueixa, porque a maioria das mulheres tinha que ir para as fábricas ou outros lugares para trabalhar para o Japão. O nome de gueixa também perdeu algum status durante este tempo, porque as prostitutas passaram a se referir a si mesmos como "meninas de gueixa" para os militares americanos. Em 1944, o mundo gueixa, incluindo as casas de chá, bares e casas de gueixas, foi forçada a fechar, e todos os funcionários foram colocados para trabalhar nas fábricas. Cerca de um ano depois, eles foram autorizados a reabrir. As poucas mulheres que retornaram para as áreas de gueixa decidiu rejeitar a influência ocidental e voltar às formas tradicionais de entretenimento e vida. "A imagem da gueixa foi formado durante japonesa passado feudal, e esta é agora a imagem que deve manter para permanecer geisha". Coube a estes gueixa retornando para trazer de volta os padrões tradicionais da profissão, embora com direitos acrescidos para a gueixa:
Não há dúvida de que o sexo forçado e de licitação sobre a virgindade de uma nova gueixa ocorreu no período antes da Segunda Guerra Mundial ... Após o Japão perdeu a guerra, gueixa dispersa ea profissão estava em ruínas. Quando eles se reagruparam durante a Ocupação e começou a florescer em 1960, durante o boom econômico do pós-guerra do Japão, o mundo mudou gueixa. No Japão moderno, as meninas não são vendidos em serviço contratado, nem são coagidos a relações sexuais . Hoje em dia, a vida sexual de uma gueixa é seu assunto privado.Antes da guerra, a virgindade de uma maiko seria leiloada (o "original mizuage ").  Esta foi proibido em 1959,  mas foi classificado como relativamente normal na década de 1990, e acontecendo " em uma base limitada ", em 2001. as leis da educação obrigatória passou na década de 1960 fez estágios gueixa tradicionais difícil, levando a um declínio em mulheres que entram no campo. O crescimento simultâneo da indústria japonesa, que abriu outras oportunidades para as mulheres , contribuiu ainda mais para o declínio da indústria de gueixa. 
Em seu livro Gueixa, uma vida, Mineko Iwasaki , disse: "Eu vivi na karyukai durante os anos 1960 e 1970, época em que o Japão estava passando pela transformação radical de uma pós-feudal para uma sociedade moderna, mas eu existia em um mundo à parte. , um reino especial cuja missão e identidade dependia de preservar as tradições consagradas pelo tempo do passado "

Ranking:No auge do complexo sistema de classificação gueixa são os grandes viúvas de Kyoto. gokagai de Kyoto são os seus cinco bairros de gueixas,  também conhecido como hanamachi ("flor cidades"). Gion Kobu , pontocho e Kamishichiken ter o status mais alto, eles são muito caros, e são frequentados por empresários poderosos e os políticos (Gion Kobu às vezes é visto como tendo o mais alto ranking). Geikos dos outros dois hanamachi (Gion Higashi e Miyagawa-cho  ) gozam de grande prestígio, mas são considerados um classificação mais baixa.

No extremo oposto do espectro estão a geisha-primavera quente. Estes trabalhos gueixa nas estâncias termais e são vistos por mais japonês como nada melhor do que uma prostituta comum. Eles normalmente atendem a clientes muito menos exclusivos, e são muito menos caro. Se sua renda é complementada com a venda de sexo, eles permanecem distintos de prostitutas regulares, como todos gueixa, eles são treinados na arte da dança japonesa e música. Mesmo assim, hanamachi gueixa pode estar horrorizado se classificado com-primavera quente gueixa.

Estágios de formação :Tradicionalmente, Geisha começou seu treinamento em uma idade muito jovem. Algumas meninas foram colados às casas de gueixas ( okiya ) como crianças. Essas meninas foram referidos como hangyoku e foram de apenas nove anos de idade. Isso não era uma prática comum nos distritos de renome e desapareceu na década de 1950 com a proibição do trabalho infantil.  Filhas de geisha eram frequentemente levantada como gueixa-se, geralmente, como sucessor (atotori, que significa "herdeiro" ou "herdeira" nesta situação particular) ou filha-role (Musume-bun) à okiya.

Uma maiko é essencialmente um aprendiz e, portanto, é ligado através de um contrato para a okiya. A okiya abastece-la com comida, placa, quimonos, obis , e outras ferramentas de seu comércio. Sua formação é muito caro,  e sua dívida deve ser paga à okiya com os ganhos que ela faz. Este reembolso pode continuar após o maiko torna-se uma gueixa de pleno direito e só quando as dívidas são liquidadas que ela está autorizada a mudar-se para viver e trabalhar de forma independente. 
Uma maiko começará seu treinamento formal sobre o trabalho como um minarai, que literalmente significa "aprender assistindo". Antes que ela possa fazer isso ela deve encontrar uma onee-san ("irmã mais velha": uma gueixa mais velha agir como seu mentor).É de responsabilidade do onee-san 's para trazê-la para o Ozashiki (お座敷, um banquete em qualquer edifício tradicional japonês com tatami ), sentar-se e observar como a onee-sanestá no trabalho. Esta é uma maneira em que ela vai obter insights do trabalho, e buscar clientes em potencial. Embora minarai participar Ozashiki, eles não participar em um nível avançado. Seu kimono , mais elaborado do que um geiko de, se destinam a fazer a falar para eles. Minarai pode ser alugado para festas, mas são pessoas geralmente sem ser convidado (ainda bem-vindas) em festas que a sua onee-san atende. Eles só cobrar um terço da taxa normal. Minarai geralmente trabalham com uma casa de chá em particular (minarai-jaya), aprendendo com o Okaa-san (literalmente "mãe", a proprietária da casa).A partir dela, eles aprendem técnicas de como conversa e jogos, o que não seria ensinado a eles na escola. Esta fase dura apenas cerca de um mês ou assim.Após um curto período, a fase final da formação começar, e os alunos são chamados "maikos". Maiko (literalmente "menina dança") são aprendiz de gueixa, e essa fase pode durar anos. Maiko aprender com seu mentor gueixa sênior e segui-los para todos os seus compromissos. onee-san e imouto-san (sénior / júnior, literalmente "irmã mais velha / irmã mais nova") a relação é importante. onee-san lhe ensina maiko tudo sobre como trabalhar no hanamachi . A onee-san vai ensinar suas próprias maneiras de servir o chá, jogarshamisen , dança, conversa informal e muito mais. onee-san vai mesmo ajudar a escolher novo nome profissional do maiko com kanji ou símbolos relacionados com o seu nome.

Senior maiko Suzuha vestindo Sakko,duas semanas antes de sua eriage .
Existem três principais elementos de formação de uma maiko. O primeiro é o treinamento de artes formal. Isto ocorre nas escolas gueixa especiais que são encontrados em cadahanamachi. O segundo elemento é o treinamento de entretenimento que a maiko aprende em várias casas de chá e festas, observando sua onee-san. A terceira é a habilidade social de navegar a complexa rede social do hanamachi. Isso é feito nas ruas. Saudações formais, presentes, e as visitas são peças-chave de qualquer estrutura social no Japão e para uma maiko, são cruciais para ela construir a rede de apoio que ela precisa para sobreviver como uma gueixa. 
Maiko são considerados um dos grandes pontos turísticos de turismo japonês, e muito diferente de gueixa totalmente qualificado. Eles estão no auge da feminilidade tradicional japonesa. A gola escarlate franjado de kimono de uma maiko trava muito vagamente na parte de trás para acentuar a nuca, o que é considerada uma área erótica primária em sexualidade japonesa. Ela usa a mesma maquiagem branca para o rosto em sua nuca, deixando dois ou às vezes três listras da pele nua exposta. Seu quimono é brilhante e colorido com um obi elaborada amarrado pendurado até os tornozelos. Ela leva muito a pequenos passos e usa sapatos de madeira tradicionais chamados okobo que ficam cerca de 10 centímetros de altura.  Existem 5 tipos de penteados que uma maiko veste, que marcam as diferentes fases do seu aprendizado. O " Nihongami penteado "com "kanzashi" tiras de cabelo ornamentação é mais associado com maiko, que passam horas a cada semana no cabeleireiro e dormir em escondidos-travesseiros para preservar o estilo elaborado.  Maiko pode desenvolver um careca em sua coroa causada por fricção a partir de tiras Kanzashi e puxando no cabeleireiro. Isto foi associado com a feminilidade da maiko, pois veio de um nó puxado no penteado ofuku que uma maiko usaria depois de sua mizuage ou primeira experiência sexual (antes que, a donzela estilo wareshinobu foi usado). 
Em torno da idade de 20-22, a maiko é promovida a gueixa de pleno direito em uma cerimônia chamada eriage (mudança de colarinho). Isso pode acontecer depois de dois a cinco anos de sua vida como uma maiko ou hangyoku, dependendo de em que idade ela estreou. Agora ela cobra o preço total para o seu tempo. Geisha permanecer como tal até que se aposentem.

Predominância do sexo feminino na sociedade geisha :"A maior indústria no Japão não é a construção naval, produção de pérolas cultivadas, ou fabricação de rádios ou câmeras. Ele é entretenimento."


A gueixa termo traduz literalmente significa "entertainer". Algumas prostitutas se referem a si mesmos como "geisha", mas eles não são. Sexo e amor a vida de uma gueixa é geralmente diferente da sua vida profissional. Uma gueixa de sucesso pode entreter seus clientes do sexo masculino, com música, dança e conversa.
"Gueixas não são submissos e subservientes, mas na verdade eles são alguns dos mais financeiramente e emocionalmente bem sucedido e mulheres mais fortes no Japão, e, tradicionalmente, tem sido assim."
-Mineko Iwasaki, Gueixa, A Vida 
Geisha aprender as habilidades tradicionais de dança e instrumentos e manter alto status social . Gueixa são mulheres solteiras, embora possam ter amantes ou namorados quem eles escolheram pessoalmente, que os apoiam financeiramente.
"Não existe actualmente equivalente ocidental para uma gueixa, eles são realmente a forma mais impecável da arte japonesa."

Relacionamentos com pessoas do sexo masculino:O apelo de uma gueixa de alto escalão de seu convidado típico do sexo masculino tem sido historicamente muito diferente daquele de sua esposa. A gueixa ideal mostrou sua habilidade, enquanto a mulher ideal era modesto. A gueixa ideal parecia despreocupado, a esposa ideal sombrio e responsável. Geisha às vezes se casar com seus clientes, mas eles devem então se aposentar, não pode nunca ser uma gueixa casada.

Geisha pode graciosamente flertar com as suas (muitas vezes apaixonado) convidados, mas eles sempre permanecerá no controle da hospitalidade. Durante seus anos de aprendizado que aprender a se adaptar a diferentes situações e personalidades, dominando a arte da anfitriã.

Sociedade matriarcal :As mulheres na sociedade geisha são algumas das empresárias mais bem-sucedidas no Japão. Na sociedade gueixa, as mulheres correm tudo. Sem as habilidades de negócios impecável dos proprietários de casa de chá do sexo feminino, o mundo das gueixas deixaria de existir. Os proprietários de casa de chá são empresários, cujo serviço para a gueixa é altamente necessário para a sociedade a funcionar sem problemas. Raramente, os homens tomam posições contingentes, como cabeleireiros,  aparadores (vestir uma maiko requer uma força considerável) e contabilistas,mas os homens têm um papel limitado na sociedade geisha.

O sistema de gueixa foi fundada, na verdade, promover a independência ea auto-suficiência econômica das mulheres. E isso foi o seu propósito declarado, e ele realmente conseguido isso bastante admirável na sociedade japonesa, onde havia muito poucas rotas para as mulheres para alcançar esse tipo de independência.
Mineko Iwasaki (supostamente a gueixa mais bem sucedido de todos os tempos), em entrevista,A maioria das mulheres eram esposas que não trabalham fora de seus deveres familiares. Tornando-se uma gueixa era uma maneira para que as mulheres se sustentar sem se tornar uma esposa. Assim, as mulheres gueixa vivemos em uma sociedade rigorosamente matriarcal. As mulheres dominam. Mulheres executar as casas de gueixas, que são professores, eles correm as casas de chá, eles recrutam gueixa aspirante, e manter o controle das finanças gueixas. As únicas grandes homens papel desempenham na sociedade geisha é a de convidado, que as mulheres, por vezes, levar esse papel tão bem. 
Historicamente, as feministas japonesas viram gueixa como mulheres exploradas, mas alguns gueixa moderna vêem a si mesmos como feministas liberado.  "Nós encontramos o nosso próprio caminho, sem fazer responsabilidades familiares. não é isso que são feministas?".  Estas mulheres deixam suas famílias em uma idade jovem para mergulhar em seu art. Alguns acreditam que uma vez que os homens podem fazer uma vida para si mesmos, sempre estar no controle, por que não as mulheres? Eles "têm crescido habituada a usar os seus encantos de seda para enrolar seus homens em torno de seus dedinhos ... [para] manipular o mudo, homem inocente das espécies ... para fazer um homem acha que ele é o único que tem a brilhante idéias ".  Nem todos gueixa se identificam com o feminismo , e há uma preocupação de que a tradição da gueixa impede o progresso das mulheres japonesas.

Modern gueixa :

Gueixa moderna ainda vivem em casas de gueixas tradicionais chamadas okiya em áreas chamadas hanamachi (花街 "flor cidades"), particularmente durante a sua aprendizagem.Muitas gueixas experientes são bem sucedidos o suficiente para optar por viver de forma independente. O mundo elegante, de alta cultura que gueixas são uma parte é chamadakaryūkai (花柳界 "a flor eo mundo do salgueiro").Antes do século XX, a formação de gueixa começou quando a menina estava em torno de quatro anos de idade. Agora, as meninas costumam ir para a escola até que eles são adolescentes e, em seguida, tomar a decisão pessoal para treinar para se tornar uma gueixa. As mulheres jovens que desejam se tornar gueixas agora na maioria das vezes começam a sua formação depois de concluir o ensino médio, high school, ou até mesmo da faculdade. Muitas mulheres começam suas carreiras na idade adulta. 
Geisha ainda estudam instrumentos tradicionais: o shamisen , shakuhachi , e tambores, bem como jogos de aprendizagem,  as músicas tradicionais, caligrafia ,  as danças tradicionais japonesas (no nihonbuyō estilo), cerimônia do chá , literatura e poesia .  dançarinos Mulheres desenho a sua arte de butô (dança clássica japonesa) foram treinados pela escola Hanayagi, cujos dançarinos top realizada internacionalmente. Ichinohe Sachiko coreografado e interpretado danças tradicionais em trajes da corte Heian, caracterizados pelos movimentos lentos, formal e elegante desta época clássica da cultura japonesa em que geisha são treinados. Ao observar outra gueixa, e com a ajuda do proprietário da casa de gueixas, os aprendizes também se tornar hábil lidar com clientes e nas tradições complexas que envolvem selecionando e usando quimono , um comprimento chão robe de seda bordado com intrincados desenhos que é realizada em conjunto por um faixa na cintura, que é chamado de obi. 
Kyoto é considerado por muitos para ser o lugar onde a tradição de gueixa é a mais forte hoje em dia, inclusive Gion Kobu. A gueixa nesses distritos é conhecida como geiko. hanamachi Tóquio de Shimbashi, Asakusa e Kagurazaka também são bem conhecidos.
No Japão moderno, a gueixa e maiko são agora uma vista rara fora hanamachi. Na década de 1920, havia mais de 80 mil gueixas no Japão,  , mas hoje, há muito menos. O número exato é desconhecido para estrangeiros e estima-se ser de 1.000 a 2.000, a maioria na cidade resort de Atami . Os mais comuns são os avistamentos de turistas que pagam uma taxa a ser vestida como uma maiko. A economia lenta, diminuindo o interesse pelas artes tradicionais, a natureza exclusiva da flor e mundo de salgueiro, ea despesa de ser entretidos por gueixas têm contribuído para o declínio da tradição. 

A entrada para Ichiriki Chaya , uma das mais famosas casas de chá onde as gueixas em Gion
Gueixa muitas vezes são contratados para participar de festas e reuniões, tradicionalmente em Ochaya (お茶屋 ? , literalmente "casas de chá") ou em restaurantes japoneses tradicionais (ryotei). A taxa de tempo de uma gueixa ( medido pela queima de incenso vara ) é chamado senkōdai (线香代, "taxa de vara de incenso") ou gyokudai (玉代 "taxa de jóia"). Em Kyoto, os termos Ohana (お花) e hanadai (花代), significando "taxas de flor", são os preferidos. O cliente faz arranjos através da união escritório gueixa (検番 kenban), que mantém o cronograma de cada gueixa e faz as suas nomeações, tanto para o entretenimento e para a formação.
Nos últimos tempos, algumas mulheres não-japoneses também se tornaram gueixa. Liza Dalby trabalhou brevemente com gueixas, como parte de sua pesquisa de doutorado em 1970, embora não formalmente estréia.  Em 2007, o australiano nacional Fiona Graham formalmente estreou sob o nome de Sayuki no distrito de Asakusa de Tokyo.  Ela foi relatado para ser o primeiro caucasiano a tornar-se uma gueixa completa. Sayuki trabalha no Japão e no exterior.
A partir de 2012, há dois cidadãos estrangeiros que trabalham como gueixas no Japão, que são formalmente filiado a associações de gueixas japonesas: Ibu, uma geiko de ascendência ucraniana trabalhando em Anjo,  e Fukutaro (Isabella Onou), um grupo de trabalho nacional romeno no distrito de Izu-Nagaoka de Shizuoka.

Apresentações públicas ;Embora tradicionalmente gueixa levaram uma existência enclausurada, nos últimos anos tornaram-se mais visíveis publicamente e entretenimento está disponível sem a necessidade de introdução e conexões tradicional.

A forma mais visível desta são danças públicas ou odori (geralmente escrito em ortografia tradicional kana comoをどり, ao invés deおどりmoderna), caracterizando maiko ea gueixa. Todo o hanamachi Kyoto manter estes anualmente (principalmente primavera, uma no Outono), que data do exposição Kyoto de 1872,  e há muitas performances, com ingressos sendo barato, variando de cerca de 1500 ienes para ¥ 4500 - top-preço Os ingressos também incluem um opcional cerimônia do chá (chá e wagashi servido por maiko) antes da realização;  ver Kyoto hanamachi para uma lista detalhada. Outros hanamachi também realizar bailes públicos, incluindo algumas em Tóquio, mas têm muito poucos performances.
Outro fato notável é que a gueixa (incluindo maiko) do Kamishichiken distrito no noroeste Kyoto servir chá para 3.000 convidados no dia 25 de fevereiro, em uma cerimônia do chá ao ar livre anual (野点, nodate) na ameixa-blossom festival (梅花祭, baikasai ) em Kitano Tenman-gu santuário.  A partir de 2010 , estes gueixa também servem cerveja em um jardim da cerveja em Kamishichiken Kaburenjo Theatre durante os meses de verão (de julho a início de setembro),  outro jardim da cerveja gueixa está disponível noGion Shinmo ryokan no distrito de Gion.  Estes jardins de cerveja também apresentam danças tradicionais pela gueixa à noite.

Artes :Geisha começar seus estudos de música e dança quando eles são muito jovens e continuá-lo ao longo de suas vidas. Geisha pode trabalhar em seus oitenta e noventa,  e são esperados para treinar todos os dias, mesmo depois de 70 anos de experiência. 

A palavra geisha significa literalmente "artista" e no final do século XVIII, este poderia ter descrito uma série de artistas mulheres japonesas: Shiro,puramente um entertainer; kerobi, uma gueixa caindo; Kido, uma gueixa que estava na entrada carnavais, ou joro, uma prostituta e o tipo de mulher que gueixas profissionais têm sido erradamente confundido como por muitos anos. 
A dança da gueixa evoluiu da dança executada no palco do kabuki. As danças "selvagens e ultrajantes" transformadas em uma forma mais sutil, estilizado, e controlado da dança. É extremamente disciplinada, semelhante ao t'ai chi . Cada dança usa gestos para contar uma história e apenas um apreciador pode entender o simbolismo suave. Por exemplo, um gesto minúsculo representa lendo uma carta de amor, segurando o canto de um lenço na boca representa coquetismo e as longas mangas do quimono elaborado são muitas vezes utilizados para simbolizar enxugando as lágrimas. 
As danças são acompanhadas por música tradicional japonesa. O principal instrumento é oshamisen . O shamisen foi introduzido à cultura gueixa em 1750 e tem sido dominado por artistas japoneses fêmeas durante anos.  Este shamisen, originários de Okinawa, é um banjo-como instrumento de três cordas, que é jogado com uma palheta . Tem um som melancolia muito distinta que é muitas vezes acompanhada por flauta. O instrumento é descrito como "melancolia", porque a música tradicional shamisen utiliza apenas terços menores e sextas. Todos gueixa deve aprender shamisen-playing, que leva anos para dominar. Junto com o shamisen ea flauta, gueixa também aprendeu a tocar um ko-tsuzumi , uma pequena, em forma de ampulhetatambor ombro, e uma grande pista de taiko (tambor). Alguns gueixa não só dançar e ouvir música, mas ia escrever belos poemas melancólicos. Outros pintou quadros ou música composta.

Geisha e prostituição :Há controvérsias sobre se a gueixa são prostitutas. Enquanto ambos os lados da controvérsia reconhecer que até os anos 1950, gueixa rotineiramente um ato inicial de sexo pago, tem havido uma disputa nítida sobre se esse ato - chamada mizuage - deve ser considerado um ato de prostituição . Um site de viagens chamado ThingsAsian diz que existe alguma confusão sobre a natureza da profissão de gueixa, o que implica que a concepção de gueixa como prostitutas é um equívoco estrangeira.

  • Em vários momentos e lugares, muitos não-japoneses têm entendido gueixa para ser prostitutas, 
ThingsAsian diz que até mesmo autoridades japonesas do século 19 teve confusão sobre isso. O site afirma que geisha legítimo não se envolver em sexo pago com clientes.
  • Seu objetivo é entreter seus clientes, seja dançando, recitando versos, tocando instrumentos musicais, ou se envolver em uma conversa leve. Gueixa compromissos podem incluir a flertar com homens e lúdicas insinuações , no entanto, os clientes sabem que nada mais pode ser esperado. Em um estilo social que é comum no Japão, os homens se divertem com a ilusão de que nunca é para ser. 
Sheridan Prasso escreveu que os americanos tiveram:
uma impressão errada do mundo gueixa real, onde gueixa significa "pessoa das artes" formados em música e dança, não na arte do prazer sexual. 
Por outro lado, um artigo de lei Municipal Seton diz:
"Apesar de geisha eram vistos como artistas treinados e proibido de exercer a prática da prostituição, um funcionário conhecedor Estima-se que três quartos dos geisha eram prostitutas em 1929". 
Geisha evoluiu a partir do período Edo cortesãs de alta classe 's conhecidos como Oiran , que (como gueixa) usavam penteados elaborados e maquiagem branca, mas atada seu obi na frente.
Durante o período Edo, a prostituição no Japão foi legal. Prostitutas como a Oiran trabalhado dentro murado distritos autorizados pelo governo. No final do século XVIII, dançando mulheres chamadas "odoriko" e recentemente popular gueixa do sexo feminino começou homens divertidos em banquetes em distritos sem licença. Alguns foram detidos por prostituição ilegal e enviado para os trimestres licenciados, onde havia uma distinção rigorosa entre gueixas e prostitutas, e os primeiros foram proibidos de vender sexo. Em contraste, "machi geisha", que trabalhava fora dos distritos licenciados, muitas vezes envolvido em prostituição ilegal. 
Em 1872, logo após a Restauração Meiji , o novo governo aprovou uma lei "prostitutas (shogi) e gueixa (geigi)" libertadoras. A redacção do presente diploma foi objecto de controvérsia. Algumas autoridades pensavam que as prostitutas e gueixas trabalhou em diferentes extremidades da mesma profissão de vendas sexo e que todas as prostitutas deveriam passar a ser chamado de "gueixa". No fim das contas, o governo decidiu manter uma linha entre os dois grupos, argumentando que as gueixas eram mais refinado e não deve ser manchada pela associação com prostitutas.Além disso, geisha trabalhando em onsen cidades como Atami são dublados onsen geisha . Onsen gueixa tem sido dada uma má reputação devido à prevalência de prostitutas em tais cidades que se comercializam como "geisha", assim como rumores sórdidos de rotinas de dança como Shallow River (que envolve os "dançarinos" levantar as saias do seu quimono mais elevados e superior). Em contraste com estes "geisha one-night", a verdadeira gueixa onsen são de fato competentes dançarinos e músicos. No entanto, aautobiografia de Sayo Masuda , um onsen geisha que trabalhou na Prefeitura de Nagano em 1930, revela que, no passado, as mulheres eram, muitas vezes sob intensa pressão para vender sexo.

As relações pessoais e danna :Geisha deverão ser mulheres solteiras;. Aqueles que optam por se casar deve se aposentar da profissão 

Foi tradicional no passado para gueixa estabelecido para tomar um danna, ou patrono. Um danna era tipicamente um homem rico, às vezes casado, que tinha os meios para apoiar as despesas muito grandes relacionadas ao treinamento tradicional de uma gueixa e outros custos. Isto às vezes ocorre hoje em dia também, mas muito raramente. Uma gueixa e seu danna podem ou não estar apaixonado, mas a intimidade nunca é visto como uma recompensa para o apoio financeiro do danna. As convenções tradicionais e os valores dentro de tal relação são muito complexas e não é bem compreendida, até mesmo por muitos japoneses. Embora seja verdade que uma gueixa é livre para buscar relacionamentos pessoais com homens que ela conhece através de seu trabalho, tais relações são cuidadosamente escolhidas e improvável de ser casual. A hanamachi tende a ser uma comunidade muito unida ea boa reputação de uma gueixa não é tomada de ânimo leve.

"Meninas da gueixa":"Meninas da gueixa"  eram mulheres japonesas que trabalharam como artistas (e não prostitutas) durante o período de a ocupação aliada do Japão . Eles quase exclusivamente servida soldados americanos estacionados no país, que se referiu a eles como "meninas Geesha" (a pronúncia).

Estas mulheres vestidas de kimono e imitou o olhar de gueixa. Os americanos não estão familiarizados com a cultura japonesa não poderia dizer a diferença entre gueixa legítimo e essas prostitutas fantasiados. Pouco depois de sua chegada, em 1945, ocupando soldados americanos dizem ter congregado no Ginza e gritaram em uníssono: "Queremos meninas geesha ! " 
Eventualmente, o termo "gueixa" se tornou uma palavra geral para qualquer prostituta japonesa feminina ou trabalhador no mizu Sobaie incluiu recepcionistas bar e streetwalkers . 
Gueixas são especulados por pesquisadores para ser a grande responsável pelo equívoco continuar no Ocidente que todos gueixa estão envolvidos em prostituição.

Mizuage : (水揚げ) foi uma cerimônia sofrido por uma maiko, onde um homem o dinheiro pago pelo privilégio de ter sexo com o aprendiz de gueixa, o que também significou a vinda de idade.Essa transição ocorre geralmente em torno da idade de vinte anos. Depois que uma gueixa deve ser capaz de resistir com a força de suas próprias realizações artísticas e deixa sua "irmã mais velha". 

Mizuage literalmente significa "elevar as águas", e originalmente significava descarregamento da carga de peixes de um navio.  Com o tempo, a palavra passou a representar dinheiro ganho no negócio do entretenimento. 
Durante o período Edo , cortesãs passando mizuage foram patrocinados por um patrono que tinha o direito de tirar a sua virgindade . Esta prática tornou-se ilegal em 1959. Todos os Maikos teve que passar por essa cerimônia, a fim de tornar-se um pleno direito gueixa.Uma vez que a função do patrono mizuage foi servido (de deflorar a jovem maiko) foi não ter mais relações com a menina. 
O dinheiro adquirido para mizuage uma maiko foi uma grande soma de dinheiro e foi usada para promover a sua estréia como gueixa. O defloramento cerimonial da gueixa não era apenas uma transação comercial, mas era um rito de passagem : A geisha totalmente desenvolvido é um sofisticado "mulher profissional" deverá ter conhecimento do mundo do sexo oposto. 
mizuage é tecnicamente ilegal. No entanto, é uma daquelas coisas que, embora oficialmente negada, ainda, sem dúvida, ocorre sub rosa . Desde aprendiz maiko são agora todos sobre a idade de consentimento de qualquer maneira, que atualmente tem uma palavra a dizer se eles têm um mizuage ou não, e não é mais obrigatório a ser deflorada a fim de chegar a maioridade como uma gueixa.

Aspecto :

Aparência muda de uma gueixa ao longo de sua carreira, desde o juvenil, muito maquiada maiko, o aspecto mais sombrio de uma gueixa estabelecida mais velho. Penteados diferentes e ganchos significar diferentes estágios de desenvolvimento de uma jovem e até mesmo um detalhe que minutos como o comprimento de uma de sobrancelhas é significativo. Sobrancelhas curtas são para a exibição sobrancelhas maturidade jovem e longo prazo.

Maquiagem:Nos tempos modernos, a tradicional maquiagem de aprendiz de gueixa é uma de suas características mais conhecidas, embora gueixa estabelecido geralmente só usar branco total maquiagem característica cara de maiko durante performances especiais.

A maquiagem tradicional de uma aprendiz de gueixa possui uma base branca grossa com vermelho batom e detalhes em vermelho e preto ao redor dos olhos e sobrancelhas.Originalmente, a máscara de base branca foi feita com chumbo, mas após a descoberta de que a pele é envenenado e causou terrível pele e problemas de costas para a gueixa mais para o fim do Período Meiji , foi substituída com a farinha de arroz.
A aplicação da maquiagem é difícil perfeito e é um processo demorado. Maquiagem é aplicada antes de se vestir para evitar sujar o kimono. Em primeiro lugar, uma cera ou substância óleo chamado bintsuke-abura é aplicado à pele. Em seguida, o pó branco é misturado com a água até formar uma pasta e aplicada com uma escova de bambu a partir do pescoço e de trabalho para cima. A maquiagem branca cobre o rosto, pescoço e peito, com duas ou três áreas unwhitened (formando uma forma de V ou W, geralmente uma forma tradicional W) deixadas na nuca , para acentuar esta área tradicionalmente erótico, e uma linha de pele nua em torno da linha do cabelo, o que cria a ilusão de uma máscara.
Após a camada de base é aplicada, a esponja é um tapinha em todo o rosto, pescoço, tórax, nuca e pescoço, para remover o excesso de umidade e de misturar a fundação. Em seguida, os olhos e as sobrancelhas são desenhadas dentro Tradicionalmente, era usado carvão vegetal, mas hoje, são usados ​​cosméticos modernos. As sobrancelhas e as bordas dos olhos são de cor preta com um carvão fino, uma maiko também se aplica vermelho ao redor dos olhos.Os lábios são preenchidos utilizando um pequeno pincel. A cor vem em uma pequena vareta, que é fundido em água. Açúcar cristalizado é então adicionada para produzir o brilho lábios. Raramente uma cor gueixa em ambos os lábios totalmente no estilo ocidental, como branco cria ilusões ópticas e colorir os lábios totalmente iria fazê-los parecer muito grande. O lábio inferior é colorido em parcialmente e o lábio superior esquerdo branco para maikos no seu primeiro ano, após o que o lábio superior também é colorida.Recém-geisha de pleno direito será a cor apenas no lábio superior completo. Mais gueixa usar o lábio superior colorida em plena ou estilizadas, eo lábio inferior em uma faixa curva que não segue o formato do lábio. Geisha rodada dos lábios inferiores para criar a ilusão de um botão de flor.
Maiko que estão em sua última fase de treinamento, por vezes, colorir seus dentes pretos por um breve período. Esta prática costumava ser comum entre as mulheres casadas no Japão e, mais cedo, na corte imperial, mas sobrevive apenas em alguns distritos. Isso é feito, em parte, porque os dentes incolores parece muito amarelo em contraste com o rosto branco maquiagem, colorindo os dentes pretos significa que eles parecem "desaparecer" na escuridão da boca aberto. Esta ilusão é, naturalmente, mais pronunciado à distância.
Para os três primeiros anos, uma maiko usa essa maquiagem pesada quase constantemente. Durante sua iniciação, a maiko é ajudado com sua maquiagem ou por sua onee-san, ou "irmã mais velha" (uma gueixa experiente que é seu mentor), ou pelo Okaa-san,ou "mãe" de sua casa de gueixas. Depois disso, ela se aplica a maquiagem sozinha.
Depois de uma maiko tem vindo a trabalhar há três anos, ela muda de make-up para um estilo mais suave. A razão para isso é que ela se tornou maduro, e o estilo mais simples mostra a sua própria beleza natural. Para ocasiões formais, a gueixa maduro ainda vai aplicar maquiagem branca. Para gueixa mais de trinta anos, o branco pesado make-up é apenas usado durante essas danças especiais que necessitam dele.

Dress :Geisha sempre usar kimono . Aprendiz de gueixa usar muito colorido quimono com extravagante obi . Sempre, o obi é mais brilhante do que o kimono que ela está usando para dar um certo equilíbrio exótico. Maiko de Kyoto usar o obi amarrado em um estilo chamado "darari" (balançando obi), enquanto Tóquio "hangyoku" usá-lo amarrado de várias maneiras, inclusive taiko musubi. Gueixa mais velha de Kyoto usar padrões e estilos mais suaves (mais notavelmente o obi amarrado em um nó mais simples utilizado por mulheres casadas, conhecido como o "taiko musubi" (太鼓結び), ou "nó de tambor"). Tóquio e Kanazawa gueixa vestir "yanagi musubi" (柳結び , estilo de salgueiro), taiko musubi e "tsunodashi musubi" (甬出結び  ).

Kimono de uma gueixa aprendiz terá, além do obi pendente pesado, mangas embolsou chamado "furi" que balançar todo o caminho até o chão . Durante uma dança ou performance, um aprendiz deve envolver as mangas embolsou em torno de seus braços, muitas vezes, para evitar tropeçar.
A cor, o padrão eo estilo de kimono é dependente da época e do evento a gueixa está participando. No inverno, a gueixa pode ser visto usando um comprimento de três quartoshaori forrado com seda pintados à mão sobre o seu kimono. Quimono forrado são usados ​​durante as estações mais frias e kimono sem forro durante o verão. Um kimono pode levar de dois a três anos para ser concluído, devido à pintura e bordado.
Geiko vestir vermelho ou rosa nagajuban, ou sub-quimono. Uma maiko usa vermelho com padrões impressos em branco. Colar do júnior maiko é predominantemente vermelho com branco, prata ou bordados de ouro. Dois a três anos em seu aprendizado, o colar vermelho será inteiramente bordado em branco (quando visto de frente) para mostrar sua antiguidade.Em cerca de 20 anos de idade, seu colar vai mudar de vermelho para branco.
Geisha usar o apartamento de sola da sandália zori ao ar livre, e usar apenas tabi (meias brancas split-bico) dentro de casa. No tempo inclemente gueixa desgaste levantadas tamancos de madeira, chamado geta . Maiko usar um tamanco de madeira especial conhecido como okobo .De acordo com as leis trabalhistas modernas, as meninas não podem começar a aprendizagem no mundo da gueixa até que eles são dezoito (com uma exceção para Kyoto,  onde as meninas de quinze anos de idade, podem tornar-se em tempo integral aprendiz maiko ), mas eles usado para entrar no onze ou doze anos de idade e ser gueixa por dezoito anos. Mineko Iwasaki, o personagem de inspiração para Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden, explica: "A ideia é a perfeição. É por isso que precisamos de muito treinamento. Nós não podemos cobrar convidados a olhar para a imperfeição. Tem que ser perfeito"

Hair:Os penteados de gueixa têm variado ao longo da história. No passado, tem sido comum que as mulheres usam o cabelo para baixo em alguns períodos, mas em outros. Durante o século 17, as mulheres começaram a colocar todo o seu cabelo para cima novamente, e é nessa época que o tradicional penteado Shimada , um tipo de tradicional coque usado pela gueixa mais estabelecida, desenvolvida.

Existem quatro tipos principais de o shimada: o taka Shimada, um alto coque geralmente usado por jovens, mulheres solteiras, o tsubushi Shimada, um coque mais achatada, geralmente usado por mulheres mais velhas, a uiwata, um coque que normalmente é ligada a uma pedaço de algodão colorido crepe , e um estilo que se assemelha a um pêssego dividido, que é usado apenas por maiko. Isso às vezes é chamado de "Momoware" ou "pêssego split". Penteados adicionais: Ofuku, Katsuyama, Yakko-Shimada, e Sakko .Maiko de Miyagawa-cho ea pontocho vai usar mais seis penteados que antecederam a Sakko, incluindo Umemodoki, Oshidori não Hina, Kikugasane e Osafune.
Estes penteados são decorados com elaboradas de cabelo pentes e grampos ( kanzashi ).No século XVII, e depois da Restauração Meiji período, de cabelo pentes eram grandes e visíveis, em geral, mais ornamentado para as mulheres de classe mais elevada. Após a Restauração Meiji e na era moderna, menor e menos visível de cabelo pentes tornou-se mais popular.
Sono Gueixa com seus pescoços em pequenos suportes (takamakura), em vez de almofadas, para que pudessem manter o seu penteado perfeito.  Para reforçar esse hábito, os seus mentores que derramaria arroz em torno da base do suporte. Se a cabeça da gueixa rolou o apoio enquanto ela dormia, o arroz iria ficar com a pomada no cabelo. Mesmo que não haja acidentes, uma maiko terá seu cabelo estilo a cada semana. Muitos moderna gueixa uso de perucas em suas vidas profissionais, enquanto a maiko usar seu cabelo natural. [88] Ou deve ser regularmente cuidado por artesãos altamente qualificados. Penteado tradicional é uma arte de morrer lentamente. Ao longo do tempo, pode causar o penteado calvície no topo da cabeça.

Na cultura popular:O crescente interesse em gueixa e sua aparência exótica geraram vários fenômenos da cultura popular no Japão e no Ocidente.Interesse ocidental na gueixa aumentou com o romance 1997 e 2005 filme Memórias de uma Gueixa e da autobiografia do ex-gueixaMineko Iwasaki , intitulado gueixa de Gion.

Nos livros :

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